Unhas do cachorro: Cortar ou não?


cortar unha do cachorro

Aparar as unhas dos cães pode mesmo ser necessário, já que elas podem machucá-los de diferentes modos, mas também pode ser totalmente dispensável. Alguns animais conseguem manter as unhas aparadas naturalmente, com o desgaste natural oferecido às unhas em contato com o solo, piso de cimento, etc. 
Mas se você estiver ouvindo aquele barulhinho de unhas batendo no piso, está na hora de cortá-las. Caso você não tenha experiência e material apropriado – um cortador específico à venda em pet shops – é melhor deixar a tarefa nas mãos de um veterinário.



Isso porque dentro da unha dos cães há um tecido vivo composto de sangue e nervos que é facilmente visualizado em unhas claras, mas impossível de ser visto nas escuras. A unha deve ser cortada sem atingi-lo, ou o animal sentirá dor e o sangramento pode ser considerável. Muitas pessoas preferem lixar as unhas ao invés de cortá-las, mas também para isso é preciso cuidado e ferramentas específicas. Para cachorros de unha escura o segredo é cortar aos poucos e lixar.

cortar unha do cachorro


Unhas compridas não são apenas desconfortáveis, dificultam o caminhar, lascam ou quebram machucando e às vezes infeccionando e podem até provocar problemas em ossos e articulações, que só pioram se ainda por cima o animal estiver acima do peso ideal e/ou em fase de crescimento. 
Além disso, as unhas podem crescer tanto que avançam sobre as almofadas das patas, perfurando-as e inflamando. Este risco é mais comum na chamada quinta unha ou unha de lobo, aquela que fica pouco acima da pata e que nunca encosta no chão.



http://blogpetshop.com.br/2014/07/18/como-cortar-as-unhas-do-seu-cao/
Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis/colunas/mae-de-cachorro/200949-e-mesmo-necessario-aparar-as-unhas-de-caes-e-gatos.html

Um comentário:

  1. Muito Obrigado Pelo conteúdo.esclareceu varias duvidas que eu tinha a respeito este assunto,tenho 3 filhos caninos e agora graças ao seu conteúdo não vou cometer erro.
    Valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...