Como ensinar meu cachorro a passear com guia?





Talvez uma das maiores dificuldades dos donos de cães (me incluo aqui) seja passear com o cachorro sem que ele puxe a guia, ou sem que ele ache que é um cão puxador de trenó. ( os meus pensam que são...)
Existem alguns cães que parece que nasceram para passear, se comportam direitinho, obedecem o dono... Porém são exceções, não é?
Se o seu cão é igual ao meu, ansioso, louco para correr, se ele fica andando só nas patas de trás durante o passeio, fica pulando, latindo....e etc! Leia esta matéria, que com certeza será muito útil para nós!Ah, pode ser que o seu cão seja teimoso, e assim que você coloca a guia ele senta e vira uma estátua, ou se joga no chão fingindo de morto, este post também é pra você!


Então, vamos lá!


Treinamento:
Comece o treinamento em casa. Coloque a guia, e passeie com ele em seu quintal, onde não haja distrações, mostre que ele deve ficar ao seu lado e acompanha-lo nas direções que tomar. Enquanto ele fizer certo, dê alguns petiscos como recompensa. Se ele puxar, pare e espere. Quando ele olhar pra trás e parar de puxar, siga em frente.
Se ele quiser mudar de direção para a esquerda, por exemplo, vire a direita. Mostre que é você que está no comando!
Se o cão é filhote, tudo fica mais fácil. Quando estiver completada a vacinação ele pode andar na rua, mas antes disso leve ele no colo, assim ele já vai se acostumando com os sons e o ambiente diferente!

O treinamento em si parece muito fácil, mas na prática nem sempre é assim... Aí você me diz:


Meu cão fica louco quando coloco a guia, ele quer ir direto pra rua! Espere ele se acalmar, e só saia quando ele sentar e ficar calmo. Se não funcionar, retire a guia e espere uns minutos, depois tente novamente.


Meu cão só me puxa na ida, e na volta pra casa e vem tranqüilo.
É porque ele já sabe o destino do passeio, e quer logo chegar lá. Varie o destino e os caminhos, assim ele curte mais o passeio em si, e não fica ansioso para chegar a um determinado lugar.

Meu cão quer cheirar e urinar em todos os postes! Realmente, isto faz parte do instinto do cão. Mas você deve mostrar que ele não deve puxar a guia para fazer isto. Enquanto ele quiser te arrastar para um poste, pare e mande sentar. Quando ele obedecer, vá devagar até onde ele quer ir. Assim você mostra que ele deve te obedecer para receber o que quer.

Meu cão só puxa na volta do passeio. Ele está não está gostando do passeio, obviamente. Você deve mostrar que o passeio é agradável, levando petiscos, e indo a lugares menos movimentados.

Meu cão senta quando coloco a guia! Ele ainda não se acostumou com a guia. Quando colocar a guia, dê alguns petiscos, use como isca pra ele andar. Mostre que o passeio é bom pra ele. Tente levar outro cachorro junto, as vezes serve como estímulo.


Meu cão quer atacar os cachorros na rua. Primeiro, se ele realmente oferece risco, coloque uma focinheira. Segundo, deixe ele cheirar os cães, às vezes é só curiosidade. Dê petiscos a ele, mostrando que é legal conhecer outros cães.
Se não funcionar, faça o contrário. Assim que ele quiser atacar, mude de direção e ignore a reação dele. Se ainda assim não funcionar, e ele ficar latindo, leve junto um borrifador de água, e borrife no rosto dele, quando ele tiver atitudes indesejadas.



Dicas:
Se o seu cão é muuuuito ansioso, gaste a energia dele antes de passear. Solte-o no quintal, faça-o correr bastante, brinque com ele de bolinha, etc. Quando ele estiver cansado, aí sim leve-o para passear. Ele não terá tanta energia para te puxar!
Outra coisa que ajuda é se você puder passear diariamente, mesmo que seja por 5 minutos. Assim ele acostuma mais rápido e não fica tão ansioso.

Outras dicas importantes:
Não passeie quando tiver sol muito forte, ou for muito quente.
Não deixe seu cão comer coisas da rua.
Leve água pra ele caso o passeio seja longo.


Lembre-se:
Um passeio perfeito é quando a guia fica sempre frouxa, o cão fica ao lado do dono, seguindo-o, e não fazendo o dono segui-lo.

Ás vezes o treinamento de guia leva um bom tempo, mas acredito que vale a pena!
Bons treinos!

25 comentários:

  1. ótimas dicas! Vou tentar colocar em prática...
    Minha filhotinha não fica me puxando... ela fica ao meu lado, porém trocando de lado toda hora...
    bom rteino para todos

    ResponderExcluir
  2. Oi!!1 Adorei o post. Bem verdadeiro e simples para entendimento.
    www.donododono.com.br
    contato@donododono.com.br

    ResponderExcluir
  3. As minhas cadelas parecem puxadoras de trenó! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Existe um lado ideal para levar o cão? devo andar com ele ao meu lado direito ou esquerdo?? ou naum faz diferença??

    ResponderExcluir
  5. Olá Lícia, muito boa a sua pergunta! Normalmente para exposições e eventos o ideal é que o cão fique sempre à esquerda. Porém se você não vai participar de nada disso, e só quer passear com seu cão, escolha o lado que fica melhor pra você, e sempre ande com ele deste lado! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Sara!!!!, minha BIA gosta de rua porém é muito medrosa, como faze-la acostumar a passear e deixar de ter medo?

    Outra coisa muito chata nela é o latino, em casa tudo é motivo para latir, sei que os vizinhos a acham muito chata; se alguem toca a campanhia, ela late horrores esperando a mesma adentrar em casa; se for conhecida faz a maior festa de for desconhecida continua latindo até acostumar, me ajude. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Leve ela no colo as primeiras vezes!
    Tem que chamar atenção quando late, e quando para de latir, dá um petisco!
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Chegou no Brasil, uma nova coleira que é genial, O Canny Collar é de adestramento e serve para ensinar o cão como passear, qualquer pessoa pode sair a passear com seu cÑoa, incluindo pessoas idosas e crianças. Procurem nas petsshops, ou no site : www.onepet.com.br.

    ResponderExcluir
  9. ahahhahaha!!!!
    vou tentar fazer tudinho como diz aqui!
    mas tenho uma pergunta:
    -eu moro num predio, e quando ponho a guia no meu cão, ele nao quer sair do apartamento!! o que devo fazer? o.o

    ResponderExcluir
  10. Meu Pitoco é filhote de Pinscher e é terriel para passar com guia! Ja testei passear com ele sem por a guia e ele anda melhor do que quando esta com ela! Mas quero que ele acostume a andar com a guia porque ele é muito curioso com outros caes e tenho medo dele levar uma abocanhada de algum deles... e ele acha que todo mundo que passa na rua quer brincar com ele, rs! Me ajude por favor, bjo!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo trabalho do blog ... Estou treinando uma border collie de 9 meses chamada Vick se tiverem dicas q possam me ajudar por favor mandem para mim em matheushcoelho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Meu labrador tem 10 meses e é terrivel, ele já se acostumou a usar a coleira mas quando coloco a guia ele deita e quer mastiga-la, não sai do lugar. O que posso fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Minha cadela fica muito ansiosa, quando vai passear, ela fica latindo alto e babando. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  14. menha terrie nao bate bem de noite lati chora etc. n tenho mas passienssia eu e minha mae

    ResponderExcluir
  15. Meu cão é diferente eu adotei ele com 6 meses de,e eu coloco a guia nele,e ele fica parado estático,não adianta eu chamar nem nada ele fica parado,quero passear com ele mais não tem como,alguem me ajuda? email:habbo-john@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu cachorro, um labrador retriew, nestes ultimos meses esta tendo medo quando passeando, de sombras, carros, faróiz, motos, luz, e também ruido forte, como batidas na porta, etc, fica desesperado e quer voltar pra casa,e é perigoso isso na rua, ele se dsesespera, percebemos que isso acontece mais quando fica no "CIO", apesar de ser um macho, na verdade isso já vem acontecendo a três meses, sempre quando esta exitado por femea. O que faço, ele sofre muito, corre pra casa e esconde debaixo da cama. POR FAVOR ME AJUDA! NÃO SEI O QUE FAZER. AGRADECIDA WALQUIRIA VENTURINI

    ResponderExcluir
  17. vou tenter com a minha poodle, pois andar com ela é insuportavel, ela me puxa, quer se jogar na frente dos carros e eu ja estou desesperada!!! obrigada pela dica.. dayana

    ResponderExcluir
  18. meu akita nick nao sai do lugar quando coloca a guia,tenho q arrasta-lo,mas quando esta solto,ele me segue para to dos os lados.
    o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, estou treinando com meu cão de quase 5 meses, mestiço labrador, ele tenta mastigar a guia, mais as vezes consigo fazê-lo caminhar no meu passo, quando antes brincamos bastante e ele está mais cansadinho...Obrigada Sara!
    Manu

    ResponderExcluir
  20. é muito dificil treinar,a minha rottwaleer é muito teimosa e desobediente ta muito complicado....ela tem 2 anos e é muito mal criada....mais to tentando,não consigo sair na rua com ela,arrasta qualquer um que vai passear com ela......mais mesmo assim obrigada....

    ResponderExcluir
  21. Adorei!!!! Meu cachorro e eu nos identificamos com essa matéria.....
    Meu cachorro é SRD e vai fazer 6 meses. Tentei passear umas 4 vezes com ele e ele só quer colo. Quando coloco no chão, quer latir pra todo mundo e vai me puxando de volta pra casa.
    Eu acho q eu fico mais ansiosa que ele porque eu vejo outros donos passeando numa boa com seus cachorros e o meu só causando...rsssssssss
    Vou seguir essas dicas e torcer para que tudo dê certo...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. tenho um raçado de labrador com 2 anos e não sei o que fazer. estou desesperada. Ele na rua fica tão desesperado que não para quieto, corre para o meio da estrada eme puxa atrás, mas ele tem imenso medo de carros, assim como de pessoas. Não sei o que fazer...será que essas dicas me ajudam? e devo continuar a levá-lo á rua ou devo mantê-lo no quintal? E aí ele nao ficará com mais medo ainda das pessoas?

    Me ajudem

    ResponderExcluir
  23. Tenho um Dogo Argentino. Ele tem seis meses e já cresceu bastante (tamanho de um pit bull adulto) ele é dócil e adora passear, não é problema nenhum passear com ele por que eu adestro ele, ensino comandos... O único problema é que eu tenho medo de algum outro cão querer avançar nele para bater, se isso acontecesse eu não saberia como reagir! Seria bom se vcs colocassem algumas dicas quanto a isso.
    Grata.

    ResponderExcluir
  24. Olá. Eu tenho dois cachorros, o Luke e o Lobinho. Qndo eu vou passear com eles, o Luke fica todo agitado, latindo, ansioso, querendo ir pra junto de outros cachorros e coisa tal. Já o Lobinho fica mais calmo, mas o Luke acaba puxando ele. Eu não consigo passear com eles juntos, eles ficam me puxando e eu não consigo levar eles. Eu não sei como passear com eles dois juntos, se vc puder me ajudar eu vou ficar muito agradecida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...