Por quê seu cachorro está comendo cocô?


Os cachorros comem absolutamente qualquer coisa, incluindo suas próprias fezes e de outros animais. Por mais que pareça nojento, isso é comum o suficiente para ter um nome médico: coprofagia, do grego kopros (estrume) e fagos (aquele que come).

Geralmente é um sinal de solidão ou tédio, apesar de que por erros de adestramento, às vezes eles associam a presença de fezes com a punição e comem-nas para evitar broncas. Na verdade, a coprofagia não representa nenhum risco para o cachorro, a não ser no caso da presença de ovos de parasitas. Você pode quebrar o hábito reduzindo a solidão e o tédio do cachorro, dando a ele mais atenção e exercícios, alternando seus brinquedos. Outra dica é dar comida mais de uma vez ao dia, de maneira que ele tenha pelo que esperar.
A prevenção é a única cura. Recolha as fezes imediatamente ou use uma focinheira em cães coprofágicos ao andar em locais públicos. Coloque a caixa dos gatos em locais onde ele não consiga enfiar o focinho. Você também pode procurar mantê-la limpa, recolhendo as fezes dos gatos várias vezes ao dia, especialmente antes e após as refeições felinas.

Assim que constatar esse comportamento, leve seu amigo para uma consulta com o veterinário, pois pode haver uma causa física para a coprofagia. Uma barriga cheia de vermes ou outros parasitas pode roubar nutrientes vitais do organismo do Rex, fazendo com que ele coma qualquer coisa em que possa encontrá-los.
Também pode haver uma deficiência nutricional em sua dieta. Adicione levedura de cerveja em sua comida para aumentar o consumo das vitaminas B. Abóbora ou cenoura crua acrescentam fibras à dieta e ajudam a dar saciedade. Em alguns casos, o problema pode ser resolvido simplesmente trocando a ração por uma com maior quantidade de gordura, fibra ou proteína. Seu veterinário pode recomendar uma marca de ração mais apropriada às necessidades nutricionais do seu cachorro.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/como-resolver-problemas-comportamentais-dos-caes5.htm

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...