Os riscos de um cachorro obeso








Como saber se meu cachorro está obeso?


O ideal é consultar o veterinário para diagnosticar, mas podemos notar que o cachorro é normal quando suas costelas não estão visíveis na lateral, mas são facilmente sentidas quando apalpadas. O cachorro deve ter o corpo em formato de ampulheta, ou seja, deve ter a circunferência mais fina na região da barriga. Qualquer alteração nestas características pode ser sinal de sobrepeso. 









Quais os riscos para um cachorro gordinho?

Ele pode ter diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, mas também transtornos no aparelho locomotor, dificuldades cardiopulmonares, patologias nas funções reprodutivas, predisposição à diabetes, enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos, além de altos riscos cirúrgicos. Pesquisas recentes mostram que obesidade pode causar câncer nos animais.






O que fazer para meu cachorro emagrecer?

Para os bichos que estão gordinhos, os tratamentos mais adequados são dieta e exercícios. As guloseimas fora de hora devem terminar. Por muito que custe resistir, mesmo que a carinha de tristeza do bichinho parta seu coração, pense que você está contribuindo para que o seu cão se torne mais saudável e feliz em longo prazo.





Exercícios são ótimos, mas cuidado: O peso a mais faz com que tenham dificuldade de respirar quando se movem e o exercício começa a ser demasiado penoso para os pulmões e coração do cão. Por isso, sempre que o cachorro pedir comida, brinque com ele. Se não der resultado, ofereça-lhe fruta ou vegetais. Em último caso, ignore-o quando pede comida. Se você sabe que vai acabar cedendo, o ideal é não deixá-lo assistir às refeições. 

Os passeios são a melhor forma de exercício que um cão obeso pode ter. Não esforce o cão demais nem insista na corrida. Se o passeio for muito curto, volte a sair com ele mais tarde. Aproveite o fim e o início do dia para passear, uma vez que as temperaturas altas tornam o exercício mais pesado para o cão.




As brincadeiras são também uma ótima forma de exercitá-lo. Buscar o pauzinho e brincar de bola costumam ser exercícios agradáveis para o cão e muito divertidos para os donos também!


Fonte: http://www.unitmagazine.com/pet/pet41.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...