Como ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar


Talvez o comportamento mais desejável para um cão é este: Que ele faça suas necessidades no local correto. Considero este o principal comportamento de um cão adestrado e educado. É bom para ele e para o dono...

Você pode ensinar isto para o seu cãozinho logo quando ele chegar em casa, aos 45 dias de vida. Normalmente eles aprendem bem rápido.

Como ensinar um filhote a fazer as necessidades no jornal:

Prepare o cantinho onde ele irá dormir, se alimentar e etc. Fiz um desenho para ilustrar a melhor maneira de dispor a cama, potinhos e jornal:



É instinto do cão fazer as necessidades longe de onde ele dorme e come, então as chances de ele fazer no jornal são grandes. Se ele acertar de primeira, elogie e lhe dê um petisco. Depois coloque uma folha de jornal limpa por cima da suja com o xixi. Se for cocô, obviamente é necessário retirar o jornal sujo.........

Provavelmente ele irá sempre fazer as necessidades no mesmo local, porém não esqueça de deixar uma folha com um pouquinho de xixi por baixo das outras, e deixar o local sempre limpo. Você pode começar colocando jornal em uma área grande, e depois ir diminuindo o espaço do “banheiro”.

Agora, se o filhote não acertou o local que você preparou, esfregue o jornal no xixi dele, e coloque por baixo de outras folhas de jornal limpas. Fique observando se da próxima vez ele irá fazer certo. Se ele acertar, elogie muito e dê um petisco. Se ele errar de novo, diga NÃO e o leve imediatamente para cima do jornal.

Se o cão for adulto:

Faça a mesma operação acima, para o filhote que não acertou. Lembre-se de deixar o jornal longe da comida e caminha.

OBS: Se você deseja que o cachorro faça as necessidades em determinado ponto do terreno onde mora, a tarefa fica um pouquinho mais complicada. Mais a idéia é a mesma, colocando jornais com cheiro de xixi no local. Depois de um tempo você pode ir retirando o jornal, pouco a pouco, até não colocar mais nenhum.


Bons treinos!

24 comentários:

  1. Eu não sabia que tinha que deixar um "cheirinho"
    para que ele fizesse outra vez no mesmo lugar.
    Muito legal as dicas.

    ResponderExcluir
  2. nao tenho muito espaco onde minha cadela fica, entao tenho q deixar o tapete de xixi perto da cama...isso sera problema???
    obrigada
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Olá, se não há espaço, fazer o que né! Se não for grudado na cama acho que não vai ter problema! ;)

    ResponderExcluir
  4. Puxa seu blog tem nos ajudado um bocado!
    Agora vc diz que eles aprendem rápido... minha pergunta é "quanto é répido"..
    Estou com um bebe goldem de 46 dias e num tendo muito sucesso...
    gratíssima.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada!
    O Golden é super inteligente! Insista com ele que em 1 semana ele já vai aprender a sentar e ficar!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu blog! Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho uma Shih Tzu de 3 meses e ta sendo complicado ensina-la. Eu n uso jornal, uso um adptador com grade, pode ser por isso q n tem dado certo? Ela até faz lá, mas ultimamente n tem feito mais.quando solto ela sempre faz na cozinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ok! A didática está correta, porém não consigo que minha Shih Tzu faça suas necessidades apenas aonde eu determinei. Peço pelo amor de Deus que alguém me dê mais algumas dicas(já testei vários produtos). Amo minha cachorra, mas estou cansada de lavar chão.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho agora um lavrador de 2 messes espero conseguir educa lo bem.

    ResponderExcluir
  10. Olá... estou com uma Golden de 50 dias... e até hj ela não faz xixi no local certo... ela faz pelo quintal inteiro!
    Eu sei q os Goldens são mto inteligentes.. mas são mto brincalhões...
    Eu comprei uma daquelas fraldas pra colocar no chão com o "cheirinho"... mas qndo eu coloco ela em cima da fralda, ela quer só brincar e morder a fralda... e sai de perto dela qndo vai fazer xixi... ta dificil viu... alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Estou com um problema sério... eu tenho uma golden de 60 dias, e assim que coloco o jornal no chão.. ela simplesmente destroi ele inteiro, pica o jornal, estilhaça o jornal, não sobra letra por letra... e com a fralda a mesma coisa... como faço para que ela sinta o seu cheiro antes de destruir tudo??? E olha que eu brinco bastante com ela... fico esperando resposta... e desde já, muitooo obrigado

    ResponderExcluir
  12. OI... amei seu blog... parabéns...
    eu tenho uma pinscher de 45 dias e ela não quer fazer nada no jornal ela costuma fazer o pipi espalhado pela casa e o numero 2 tem preferencia pela cozinha. logo a cozinha... rsrsrs...
    e agora

    ResponderExcluir
  13. eu tenho um salsichinha de 4 meses, eu nao consigo ensina-lo a que fasa as necesidades no jornal, se alguem poder me ajudar eu agredeço muito!
    obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho uma beagle de 50 dias, porém eu usei a metodologia q vc ensinou mais cada dia vai fazendo em local sem jornal...existe mais alguma dica para seguir???
    Por favor ajudem a mim e a minha pequena malú!!!

    ResponderExcluir
  15. tenho um podlle de 2 meses ele rasga todo o jornal q boto pra ele fazer o xixi, o que faço me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu cão mija em diversos lugares da casa, meu quintal é enorme mas parece que ele quer marcar o território chegando a mijar até em cima das camas, temos que deixar todas as portas fechadas e se esquecemos a porta aberta por 1 min ele vem e mija em cima da cama. Já perdi a paciência por conta desse comportamento e estou quase doando ele pra alguém. Poderiam me dar alguma dica ?

    ResponderExcluir
  17. Tenho um filhote ,no 2 dia depois de ler seu blog coloquei em pratica . Muito bom esta indobem.obrigado

    ResponderExcluir
  18. com a minha cachorra lhasa esta dando super certo e ela esta so com 35 dias estou amandooo

    ResponderExcluir
  19. com a minha cachorra lhasa esta dando super certo e ela esta so com 35 dias estou amandooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...