Por que o meu cão não obedece?


Atendendo a alguns pedidos aqui do blog, resolvi escrever esta matéria sobre problemas com obediência.

Existem vários motivos para que o seu cão não queira te obedecer... A maioria deles é porque você falhou em algum momento, e os outros podem ser porque o temperamento do cão é difícil mesmo. Mas não há nada que não possa ser trabalhado para que haja um bom convívio entre você e seu cachorro.








Vamos à lista do que você pode estar fazendo errado:




1. Seu cão não sabe o significado do comando.
Se você não ensinou a ele a atitude desejada para determinado comando de voz ou gesto, ele não tem como obedecer. Dizer para o cão "senta!" sem ter mostrado a ele como fazer não irá adiantar de nada...


2. Existem muitas distrações no local onde você o treina.
Primeiro treine seu cão em um local tranquilo, e somente depois passe gradativamente a locais com mais barulho e distrações.



3. Você passa muito tempo treinando o seu cachorro.
Os cães também cansam de treinar. Alguns treinos de 15 minutos por dia são suficientes para exercitá-lo. O mais importante é perceber quando o cão está ficando cansado, e parar o treino antes.



4. Você está tratando seu cachorro de forma agressiva.
Se o seu cão tem medo de você, pode não reagir da maneira esperada. Ele pode estar com medo de fazer algo errado, por isso se esconde ou fica imóvel quando você fala com ele.



5. Está dando petiscos à ele fora de hora.
Se o seu cachorro ganha petiscos à qualquer momento, porque haveria de obedecer a algum comando para rebecer o prêmio? Só lhe ofereça petiscos quando ele fizer um comando antes.


6. Você não dá limites e mima demais seu cachorro.
O cachorro precisa de limites, pois assim como nós, seres humanos, podemos ficar mimados, folgados e não obedecer a nenhuma regra. Imponha algumas regras ao seu cão, que ele ficará mais fácil de "ser domado"... :p


7. Seu cão ainda é um filhote ou está na adolescência.
Temos que respeitar e entender as fases do cão. Quando ele é filhote, às vezes não entende direito os comandos, ou se confunde... Quando é adolescente, pelos 6 meses, fica um tanto quanto teimoso e rebelde... Porém nessas fases não deixe ele fazer o que bem entende, continue ensinando, mesmo que ele não mostre muito interesse.


8. Você não demonstra ser o líder ao seu cão.
Ele pode estar achando que manda em você. Se você não tiver nenhuma atitude que demonstre quem é que manda, seu cão não irá obedecê-lo. Dicas: Entre sempre primeiro em portões e portas da casa. Não deixe ele andar à sua frente. Sirva comida e só deixe ele comer quando você deixar. OBS: NÃO É PRECISO USAR DE AGRESSÃO FÍSICA PARA ISSO!


9. Você não está passeando com ele.
Os cães precisam conhecer a rua, ver as coisas em volta. Ele precisa da sua companhia, e saber que está sendo útil pra você. O passeio é um importante laço que você cria com seu cão. Através disso ele poderá te respeitar e gostar da sua companhia.


10. Seu cão fica muito tempo sozinho.
Um cão solitário pode ficar deprimido e estressado. Pode fazer muita bagunça, latir de demais, entre outros problemas. Quando você vai lhe dar atenção, ele fica tão bobo que nem presta atenção no que você diz. Então, dê mais atenção ao seu cão, que ele ficará menos ansioso quando vê-lo.


11. Seu cão fica muito tempo preso.
É óbvio que um cão que não gasta energia ficará estressado e não vai nem querer saber de treino na hora que você soltá-lo pra treinar... Por isso deixe seu cão solto, assim ele vai gastar energia. Um cão cansado é um cão feliz!






Se você leu esta matéria e acha que está fazendo tudo certo, mas mesmo assim seu cão não obedece completamente.... caaalma.... todo cão tem um temperamento diferente e um grau de concentração diferente também... Então, não desista, continue com os treinos através do método positivo que com certeza ele logo estará bem esperto em relação aos comandos e obediência!

68 comentários:

  1. Sara, adorei seu blog também, vamos fazer parceria sim!!

    Vou colocar seu link ainda essa semana no guapeca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito bom seu artigo... ótimas dicas!!
      Eu também tenho uma excelente dica para quem esta querendo adestrar cachorro. É um curso completo onde aprendemos tudo sobre adestramento de cães. São treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Nele aprendemos a ensina-los a deixar de destruir as coisas, a latir só quando necessário, e fazer suas necessidades no lugar certo!
      Se alguém tiver interesse em saber mais esse é o site:
      http://bit.ly/cursoadestrarcaes

      Excluir
    3. Pessoal ,pra quem quiser um método infalível de adestrar o cao eu recomendo o vídeo abaixo, me ajudou muito!!!
      https://go.hotmart.com/U3856797J

      Excluir
  2. Deixo te um desafio no meu blog

    Bjinhos
    Sacha

    ResponderExcluir
  3. Olá Sara!!!
    Eu e o Kiko voltamos ;)
    Já estávamos a morrer de saudades :D

    Hugs and kisses from kikos word :D

    Ps. tb temos um prémio p o teu blog :D

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexandre, obrigada pela visita! Legal, vou colocar seu link aqui também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Sem xingar criança, primeiro se dedique a educação depois vc pode vir aqui ok?

      Excluir
  5. Legal, gostei do link, e vou tentar mudar algumas coisas, como deixar ele caminhar atras de mim, e entrar primeiro em casa..
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Meu cão têm 3 mêses e ta teimoso que só vendo, fui da uma chinelada nele pensando que ele ia da uma muchadinha rosnou e mostrou os dentes pra mim me atacou de leve segurando minha mão de leve mas rosnando o que faço pq lati muito quando fica do lado de fora e não sai quando mando.

    ResponderExcluir
  7. Tem que tomar muito cuidado, ele está ficando dominante. Tem que mostrar a ele quem é que manda.

    8. Você não demonstra ser o líder ao seu cão.
    Ele pode estar achando que manda em você. Se você não tiver nenhuma atitude que demonstre quem é que manda, seu cão não irá obedecê-lo. Dicas: Entre sempre primeiro em portões e portas da casa. Não deixe ele andar à sua frente. Sirva comida e só deixe ele comer quando você deixar. OBS: NÃO É PRECISO USAR DE AGRESSÃO FÍSICA PARA ISSO!

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, mas o que eu faço se meu cão não me obedecer de jeito nenhum mesmo após os meus comandos e ordens?

    ResponderExcluir
  9. Obrigada! Olha, tem que continuar tentando, não desista porque uma hora vai dar certo. Procure fazer exatamente como o descrito acima, ok? ;)

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Meu cão tem 7 meses , não aprendeu a levantar a perna para mijar, vive fugindo e raramente obedece

    ResponderExcluir
  11. Oi Davison, eles levam até 1 ano para levantar a pata! Tenta adestrar ele, assim ele vai prestar mais atenção em vc! ;)

    ResponderExcluir
  12. Ola tenho uma BEAGLE de 1 ano, ela uiva o dia interiro no portão não sei o que fazer, eu trabalho e meus pais ficam com ela, ela é muito esperta, ja ensinei muitas coisas levantar a patinha, sentar, rolar enfim, mas ela não tem medo de nada o somente "não", bater jornal no chão, latinha, e qualquer objeto, borrifar água só faz ela uivar mais e enfrentar avançando na gente. Alem de quase ter destruido a casa inteira não pode ver nada na frente que ela come,todos os dias compramos esses ossinhos de cachorro dos maiores pra ver se acalma ela come em um dia só, e se não basta-se não obedece ninguém parece não ter medo de nada.Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma dachshund de 1 mês e 17 dias, ela é mt esperta, mais nao obedece, só fica mordendo eu e meus irmãos(as mordidas dela doi demais,os dentes são muito afiados, e nunca para quando mandamos) não faz xixi no jornal de jeito nenhum e roe as quinas dos móveis ! O que faço pra resolver isso?Se puder me ajudar te agradeço :)

    ResponderExcluir
  14. eu vou segir essas dicas meu cachorro é obediente um pouco eu ja to treinando em angumas coisas ele obedece rapido em outras ele demostra ser muito dificio para realizar e quer bincar eu mostro o jesto tento ensinar mais ele nao percebe o que tem que fazer o que eu faco para que ele saiba que tenque fazer o comando que eu mostro

    ResponderExcluir
  15. leticia quando sua cachorra for morde vc nao deixa e fala nao e da um carinho pra ela aprender que para ter carinho nao precisa chamar a atencao que ela para

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma bulldog francês mto esperta, mas extremamente dominante. É mto carinhosa, só que odeia levar bronca quando faz qualquer coisa errada. Enfrenta a todos, é muito destemida! Com apenas 3 meses e meio já demonstra uma personalidade forte. Ando preocupada, pois já tentei repreendê-la de diversas formas. Também usei o burrifador de água, que no início estava adiantando...mas depois q ela viu de onde vinha o jato,já era! Nem com uma palmada ela abaixou a guarda e continuou mordendo. Estou levantando-a no ar qdo tenho q dar alguma bronca, segurando de frente pra mim, para que ela se sinta insegura...mas ela desvia o olhar e finge q não é com ela. rs
    Enfim, em casa é valente...já nos passeios, tem demonstrado medo e deu para empacar durante o percurso quando escuta outros cachorros latindo por trás do portão. Quem tiver alguma dica e puder ajudar, agradeço! ;)

    ResponderExcluir
  17. Tenho um salsicha de 5 meses e ele só fica cavando buracos depois que nos damo banho nele.Ele nao obedece a ninguem e de noite so fica latindo e n deicha ninguem dormir alem disso todos os dias eu passeio com ele e ele so fica pulando em mim o que eu faco?????

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog! Parabéns! Meu cachorro é um doberman. Durante o dia ele fica quietinho não dá um pingo de trabalho, mais à noite ele se transforma. O meu marido chega e ele já começa a pular, morder e sempre rosna para mim como se fosse me morder, fico brava e jogo água, porque não sei qual atitude tomar. Dou comida e ele fica quieto, de repente ele começa tudo de novo! Não sei o que fazer.Estou desesperada porque não quero me machucar e nem bater nele, acho que não é a atitude certa. Abraços

    ResponderExcluir
  19. tem cães mais preguiçosos outros mais espoletas.... cada um é diferente, por isso tente descobrir como chamar a atenção do seu cão para que ele te obedeça!

    ResponderExcluir
  20. minha cadela é estressada e gosta de carinha e seguir eu até em qualquer lugar o que faço?

    ResponderExcluir
  21. tenho um dalamta de 11 meses ela nao obedece ninguem , meus filhos passa uma com ele q agente nao aguenta mais,ele é muito brincalhao, acha q todos querem brincar com ele nao sei o q eu faço mais me mandem respostas por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  22. Amei, vou tentar levar isso para casa, até imprimi algumas coisas, como essa matéria e o curiosidades. Pelo que eu vi, tenho que ser sincera, a culpa é minha, porque não imponho limites no meu bebê, mimo demais. Vamos ver, depois vou contar como foi kkk. Abraços e obrigada pelo blog

    ResponderExcluir
  23. Ola! Gostei das dicas mas o meu cachorro quando vem alguem ele late ate nao poder mais! Ele fica o dia inteiro solto somente a noite nos o amarramos pq ele nao deixa ninguem dormir! como eu posso fazer com que ele pare de ser assim tao... "violento"? OBS: ele tem 1 ano e 6 mese

    ResponderExcluir
  24. Oie,eu gostei das dicas,mais eu nao sei o que fazer com meu cachorro,em novembro ele vai fazer um ano,eu ja ensinei ele a dá a pata e sentar,so que ele morre de medo do meu pai,com isso nao sei quem ele considera como dono!hoje meu pai foi la fora e deixo o portao aberto e ele saio correndo atraz de um cachorro,agente sempre passeia com ele,mais quando o assunto e sair,é complicado!ele nao ouvi nem meu pai nem eu!nao sei o que fazer=/,alguma dica?

    ResponderExcluir
  25. Sara,tenho um cachorro de 1 ano,más ele basicamente não me respeita,mostro atitude de líder más parece que ele não está nem ai o que posso fazer?=/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  26. meu cao e meio doidao quando sai na rua ela pira de ves(late, rola no chao e come tudo que ve pela frente)eu e minha mae sempre sai do portao primeiro para mostra que manda mas nao dà e difissio sou: marcio ricardo tenho 11 anos e sou seu sequidor

    ResponderExcluir
  27. Tenho 3 cadelas e elas estão presa em um espaço grande. Solto elas quase todo dia, quando nao esta chovendo ou quando eu tenho tempo. Não posso deixar elas solta pqe elas fazem muita bagunça

    ResponderExcluir
  28. isto é para comentar coisas preocopantes de cães

    ResponderExcluir
  29. Minha cadela tem 8 meses e faz 9 meses em 29 de abril e o irmão faz a 30 de abril é a Kanuca e o Fipui ele tem 67 anos mas já morreu deilhe um papel a dizer:meu crido cão adoro-te não te esquecerei !CHAMOME LARA!O ULTIMO COMENTARIO DE 26 DE 2012 DE JAN É MEU !

    ResponderExcluir
  30. italo.m Quando o salsisha toma banho para não ir escavar buracos tens de fechalo em casa e entretelo se não pode morrer de siomes dos outros cães!E para ele te deixar dormir e as outras pessouas basta por o salsisha na tua cama e deixa-o dormir para-ai 29 dias ele acalma-se!E para ele não saltar para cima de ti tens todos os dias pelo menos 30 dias a correr com ele nos passeios !Foi assim que eu fiz com a minha cadela!Este comentario é meu da Lara!

    ResponderExcluir
  31. Rodrigo,tu não deves de bater nos cães imagina que tu eras o teu cão o teu dono batia-te gostavas?Rodrigo se ele é grande e se é prigoso compra aqueles cofinhos para ele não morder e deixa-o tar com isso 120 dias se não queres que deixes 304 dias !! Não foi assim que fiz com a minha cadela ,mas sim com o meu cão eles são irmãos o Fipui e a Kanuca eles vieram de frança e não precebem portugues sou purtuguesa,francêsa,soiça e espanhola!Adeus chamo-me Lara!

    ResponderExcluir
  32. Primeira regra não aleijar nem matar animais!!!!!!!!!!!!Chamo-me Lara!

    ResponderExcluir
  33. oi amei seu blog eu tenho um cachorro da raça labrador ele tem 45 dias e meu 1 cachorro eu nao entendo nada de cachorros nao sei como adestrar nem o que dar pra ele comer nem quantos banhos eu dou nele nao sei se ja posso passear com ele eu sei que ele esta latindo pra mim me perdegue pela casa toda nao sei o que eu faço me ajude por favor desde ja agradeço meu msn e victoriaaldama@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  34. me ajude meu cachorro naum me obedece minha irma bate nele mas eu naum quero bater ele nem liga qd eu brigo so liga pra minha irma pq ela bate nele


    lais

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado pelas dicas seu blog é muito joia o melhor blog de cachorro que eu ja conheci varios sites e blogs falam que bater é a solução para cachorros que nao te escutam valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  36. Meu cachorro tem 6 meses não é nem um pouco obediente sobe em cima da minha cama pra fazer xixi late o tempo todo só que dormi no meu quarto,quando ponho ele na casinha dele ele chora a noite toda e minha mãe se irrita quando alguém vai reclamar com ele ele late,come tudo que ele ver,rasca qualquer coisa,já comprei aquele pipi pode e pipi não pode onde eu colocava o pipi não pode ele espirava e onde eu colocava o pipi pode ele nem ligava so faz o xixi no luga errado!

    ResponderExcluir
  37. Ola boa tarde esto desesperada minh beagle de sete meses n me obedece faz xixi em cima do colchao quando saio com ela na rua ela corre muito e finge q n me escuta quando tento coloca-la para dentro de casa ela sai correndo se ela ve um cachorro entao adeus la se vai ela atras d cachorrome ajude o q devo fazer pra ela me obedecer obrigada

    ResponderExcluir
  38. oi, tenhu um pit bull q 5 messes , e ele nao quer saber de andar junto, so pensa em morder a corrente .. se puderem me ajudar com dicas fiko grato
    abrss

    ResponderExcluir
  39. esse blog é muito bom, mas ninguem responde as perguntas..

    ResponderExcluir
  40. meu cão e rodivaler ele fica oulando em min e quando soltam ele ele so obedece meu pai
    OQUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
  41. meu cao so obedeçe minha vó oque faço

    ResponderExcluir
  42. meu cao e uma mistura
    de rotivaler com pit bul e vira lata mas so obedeçe minha vo oque faço ele tem 2 anos e eu 10 me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  43. eu tenho 3 cachorros a mais velha me obedesse mas quando brinco com ela me morde oq faço ?

    ResponderExcluir
  44. eu queria saber como fAZ PRO MEU DOIS CACHORRO FILHOTES PRA DE MORDE COMO FASO PRA IN PODE PASSIAR COM ELES SEM A COLEIra eles nao gosta eles acabam com a coleira e resolvi nao deixa mais com coleiras

    ResponderExcluir
  45. Tenho um cadela de 6 meses ela ta na adolesencia mais pareçe q ela faz de tudo para eu ficar brava com ela !!! na minha casa ela no ouve ninguem apenas eu minha mae estava pensand em dar ela mais ninguem quer ela por isso e mesmo assim eu nao deixaria a teimosa e amanha eu e o meu pai vamos comprar um colera e uma corrente pra ela ppara mim poder pasiar com ela ver se ela gosta acho q irei na pracinha com ela para ela ver com em fim !!! ela e mto teimosa resga tudo morde a minha mae se a minha mae da o pode dela pra outra cadela em fim ela e teimosa mais o final eu amo ela mto e esper que as dicas de vc me ajude !!! aqui é a Yngryd de porto alegre e a teimosa e a Julie

    ResponderExcluir
  46. Olá estou com um grande problema não consigo ensinar meu cãozinho a fazer as necessidades no jornal e quando tento ensina-lo ele vira o fucinho de lado me ignorando...
    SOS
    Debora

    ResponderExcluir
  47. eu tenho um beagle de 8 meses ele esta d+ come tudo morde nao para um minuto eu levo ele pra passear 3 vezes por semana ele fica solto o dia todo junto com minha rottweiler eles brigam as vezes mas se machucam, se eu abrir a porta ou o portão ele sai correndo tenho medo de que um dia ele consiga fugir o que eu faço??

    ResponderExcluir
  48. ola tenho uma pincher, ela tm 5 meses
    e nao me obedece de jeito nenhum,
    e tem mais ela fica otempo todo atras de mim
    o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  49. Minha cadela é uma vira-lata tem 10 8 anos comigo e não obedece mais
    não vem quando chamo, ouve uma mudança de casa ela ficou quase um mês sozinha e visitamos poucas vezes, morava com meu pai mas agora esta comigo oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  50. ola gente me responda : eu tenho uma lhasa filhote a Laika. tem 3 meses como eu faço para ela começar a me obedecer.????

    ResponderExcluir
  51. gente,eu tenho uma dashchaund filhote.
    o problema é que ela é manhosa de mais,chora de mais,quer muito colo,só dorme no colo e quando nao estou com ela,chora muito.
    Eu tenho meus compromissos,nao posso viver só em funçao dela.
    Ela tem 2 meses,prestes a fazer 3.
    Me ajudem PELAMORDEDEUS

    ResponderExcluir
  52. Blog maravilhoso, dicas que me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  53. Eu vou ter um cachorro e ñ sei como educar ele,eu quero algumas dicas como eu posso fazer, um moça vai mim dar ele tem 3 dias de nascido mas ele vai mim dar quando par de mama.

    ResponderExcluir
  54. Acredito que meu problema seja o 10 e o 11, minha mãe não gosta da minha cachorrinha adolescente solta, pois ela é muito bagunceira, tem 7 meses e meio, é uma poddle misturada com pitbull, tenho muito medo de que minha cachorra não desenvolva e se torne agressiva por conta disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então procure passear com ela todos os dias pois ela precisa gastar essa energia acumulada!

      Excluir
  55. Olá. Estou com uma filhotinha de labrador, 2 meses. Passo o dia todo com ela mas ela não me obedece.
    Quando eu falo Não ela late e continua o q estava fazendo insistentemente.
    Quando meu irmão ( que fica fora o dia todo) fala Não, ela obedece.
    O que eu faço???

    ResponderExcluir
  56. Aprenda os SEGREDOS Dos Melhores Adestradores e os Seus Cachorros
    Irão Lhe Obedecer!

    Finalmente! Você poderá adestrar o seu cachorro e ter um animal muito educado, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Leia nosso site e aprenda como adestrar os seus animais, você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto

    Acessem: http://hotmart.net.br/show.html?a=L2296251F

    ResponderExcluir
  57. meu cão e um filhote de pitbull e um pintcher eles não me obedecem nunca a pior raça é o pintcher

    ResponderExcluir
  58. Muito bom seu texto amigo, eu também sou adestrador e amo cães !

    O dono do cão deve adestra-lo e mostra que ele é o lider da casa, os cães não adestrados tendem a pensar que eles mandam ali, por isso eles latem quando uma visita chega, os cães devem ser adestrados a partir de 5 a 6 semanas de vida, porém todos podem aprender independente da idade,raça ou tamanho.



    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...