Pedigree e doenças genéticas


Neste final de semana eu estava pesquisando na internet informações sobre cachorros (pra variar), e achei um vídeo que foi exibido pela BBC, o "Pedigree Dogs Exposed" .

Esse vídeo mostrou cães da raça "Cavalier King Charles"(foto acima), que tem o cérebro maior que o crânio, sofrendo de convulsões.... O entrevistado disse inclusive que 100% da raça sofre de sopro no coração...
Pastores Alemães que mal conseguem andar, pois as patas traseiras estão ficando cada vez mais atrofiadas....
Boxers tendo epilepsias... Pugs que não conseguem respirar...

Entre muitos outros que eu não consegui mais nem olhar de tão horrível que foi...




Estes cães estão sofrendo porque os criadores querem deixar a raça cada vez melhor, mas apenas pela APARÊNCIA, sem observar as doenças que isto está gerando.

As exposições acabam por prejudicar a saúde das raças, apenas para melhorar a aparência, e ficar o mais perfeito possível, conforme a padrão da raça.


Segue abaixo alguns trechos do vídeo em formato de texto:

"As pessoas estão realizando cruzamentos que seriam, em primeiro lugar, totalmente ilegais em seres humanos", disse o professor de genética do University College of London Steve Jones.Entrevistado pelo programa, o veterinário Mark Evans, da organização pelos direitos dos animais RSPCA, culpou o sistema de registro e as regras de aparência que determinam a lógica no mundo canino.

"O bem-estar e a qualidade de vida de muitos cães de pedigree estão seriamente comprometidos pelas práticas estabelecidas em função da aparência, guiadas primariamente pelas regras e requerimentos do registro e das competições", afirmou.

"Qualquer cão pode participar de exposições. Cabe ao juiz decidir se ele corresponde aos padrões da raça", disse Caroline Kisko. "Quando as características se tornam exageradas, ocorrem os problemas de saúde. Isto é algo que o Kennel Club não estimula. Ao contrário, ativamente educa as pessoas através de campanhas, incluindo os juízes, contra esse tipo de prática."


Lembro que há alguns meses uma revista (não me lembro qual foi) também publicou algo do tipo sobre os Bull Terrier e Bulldogues.
Desde lá venho acompanhando este tipo de notícia, e cada vez fico mais indignada com isso.

A BBC não irá transmitir a competição Crufts Dog Show este ano justamente por esse motivo, para não promover este tipo de atitude, onde a aparência passa por cima da saúde.

Pelo menos alguém já tomou alguma atitude, espero que adiante de alguma coisa....


O vídeo está aqui:
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=44215931


Até a próxima!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...