Veja o vídeo:
Conhecida apenas pelo codinome Betsy, a cadela da raça Border Collie tem sete anos e mora nos arredores de Viena. Sua verdadeira identidade é um segredo bem guardado.
A psicóloga Juliane Kaminski, que realizou testes com Betsy, disse que a cadela consegue reconhecer objetos pelo nome, o que é surpreendente.
Com um vocabulário de mais de 340 palavras, Betsy está mudando as noções dos limites da inteligência caninaA dona de Betsy contou que a cadela começou espontaneamente a conectar palavras humanas com objetos quando tinha 4 ou 5 meses.
"Nós estávamos discutindo se devíamos brincar com a corda ou a bola, e Betsy foi buscar os objetos mencionados", disse.A partir daí, eles começaram a treiná-la em palavras diferentes, um brinquedo por semana.
A compreensão de vocabulário de Betsy é equivalente a de uma criança de dois anos de idade. Por isso, a cadela foi testada em outros marcos de desenvolvimento humano.
Aos dois anos, crianças começam a entender o uso de símbolos físicos, como maquetes de objetos maiores.Parece fácil, mas essa tarefa requer pensamento abstrato que vai além da capacidade de quase todos os animais.
Surpreendentemente, Betsy conseguiu cumprir a mesma tarefa, que nunca havia treinado antes com seus donos.A cadela também conseguiu ir buscar um objeto que foi mostrado a ela em uma foto.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1438286-5602,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário