Curiosidades Caninas
Olá leitores! Primeiramente gostaria de agradecer a todos vocês por comentarem e colaborarem com o blog! Bem, estive lendo uma matéria muito interessante na revista Veja, e gostaria de compartilhar um pouco com vocês. Separei a matéria em tópicos para a leitura ficar mas fácil:
Curiosidades Caninas
* Quando acordam, esses animais farejam a casa para saber se algo aconteceu enquanto dormiam. Dependendo da raça, um cão pode ter entre 200 milhões e 300 milhões de receptores de olfato nas narinas. O nariz humano só tem 5 milhões. Odores imperceptíveis para nós, como os das moléculas de ácido butírico provenientes das células da epiderme, deixadas por uma presa, compõem para os cães um rastro que pode ser seguido com segurança.
* Cheirar o sapato de um recém-chegado, para um cão, é uma experiência que rende informações que o homem não tem como obter sozinho. O animal consegue saber por onde a pessoa andou e com que frequência esteve naquele lugar, se teve contato com outros animais, se fez sexo recentemente, se está tomada pelo medo ou pela ansiedade.
* Tempo também é cheiro. Essa capacidade funciona como um relógio sem ponteiro: o passado, para um cachorro, significa odor enfraquecido; um fato novo tem fragrância forte. Ele realmente é capaz de prever chuva, como se acredita tradicionalmente.
* O costume dos donos e veterinários de lavar os cães com xampus cheirosos é terrível para eles. Funciona como se fosse apagada a memória dos episódios das últimas semanas.
* A gama de cores que os cães percebem varia entre o azul, o verde e o amarelo, com menos nuances de tons que as captadas pelo olho humano. Com um número menor de fotorreceptores que o olho humano, eles têm dificuldade em ver objetos próximos. Em compensação, a visão periférica pode ser sensacional em certas raças, chegando a 270 graus (a do homem é de apenas 180 graus).
* A audição canina é mais sensível e tem um espectro muito maior que a humana. Um ambiente silencioso, como um quarto escuro durante a madrugada, é cheio de ruídos para os cães. Eles percebem sons muito baixos, como passos do outro lado da rua ou o movimento dos ratos entre as paredes, e também sons inaudíveis para o homem, como as ondas de alta frequência emitidas por relógios digitais. Da mesma forma, um cão pode localizar a origem de um som mais rápido que um ser humano. Os dezoito ou mais músculos especializados permitem ao cão dobrar, girar, levantar e baixar as orelhas. No homem, apenas seis músculos sustentam as orelhas.
Matéria completa: http://veja.abril.com.br/071009/ponto-vista-cao-p-116.shtml
Leia também: O cão certo pra você
Assinar:
Postar comentários (Atom)
oiie gostei muito do seu blog... achei ele muito interessante... gostaria de fazer parceria com o seu blog ....
ResponderExcluirolha ai o meu =)
http://dhiiovanya.blogspot.com/
espero a sua resposta... Abraços
Legal, pode pegar meu link aqui do lado<<<
ResponderExcluir;)
=) vlw...
ResponderExcluirolha tbm to te seguindo viw? rsrs
segui o meu tbm ( se poder eh claro)=D
bjus
OK!!!
ResponderExcluir