Guia de Raças - Vira Lata


Vamos iniciar uma sequência de matérias aqui com o tema: Guia de raças. Vamos informar tudo a respeito de história, cuidados, adestramento, higiene e função características de cada raça.

Se você quer adotar ou comprar um cãozinho, não deixe de ler essas informações que serão essenciais para você escolher o cão ideal.

Existem padrões comportamentais, além de padrões estéticos e até doenças mais comuns a determinadas raças. Veremos tudo isso nas próximas semanas.

Guia de raças: E o vira lata?


Como eu tenho um cachorro vira lata não posso deixar de citar aqui essa raça não definida, que resulta de uma mistura de 2 raças ou mais. Os cães que são filhotes de 2 cães de raça diferentes podem apresentar características semelhantes à das raças de seus pais, por isso é bom pesquisar sobre as raças destes antes de adotar seu filhotinho.

Cães bem misturados, onde não se sabe quem são os pais, ou quando é impossível discernir a raça, não tem padrões, então fica bem complicado dizer se o filhote ficará grande, peludo, branquinho, agressivo, arteiro ou inteligente... Muitas pessoas me perguntam isso: Tenho um filhote de vira lata, ele vai ficar grande? É impossível saber, pois isso depende dos pais dele...

Os Vira Latas são muito inteligentes
Os vira latas por sua vez tendem a ser mais amistosos, carinhosos, fáceis de ensinar e muito mais resistentes a doenças. Dificilmente sofrem problemas de pele, cardíacos, respiratórios, otites, displasia ou outras doenças genéticas e hereditárias. Isso porque eles são resultado de uma “seleção natural”, onde os mais fortes sobrevivem,  e não da “seleção artificial” que nós humanos fazemos.

O vira-lata pode ser um Super Cão
O vira lata é o cão ideal para quem não tem exigências em relação a porte, características físicas, quantidade e altura do latido, entre outros... Em contrapartida é a melhor escolha para que não tem grana pra comprar e manter um cão com pelos longos, ou com pré disposição à problemas de saúde. É um bom companheiro e costuma atender muito bem as necessidades do seu dono pois se adapta ao local e não requer maiores cuidados com aparência. (Isso não quer dizer que ele não requer cuidados, apenas que não há necessidade de tosá-lo ou adequá-lo aos padrões da raça).

Ele também precisa ser vacinado, vermifugado e ter toda a atenção que os cães de raça precisam, porém as idas ao veterinário costumam ser mais preventivas do que para tratar alguma doença.


E só pra constar, o vira lata ser um cachorro muito bonito sim, então: Diga não ao preconceito!


Negão- Vira Lata 

2 comentários:

  1. Olá. Tens noção que raças dão origem a um animal de coloração e tipo mostrado acima no ítem
    """Guia de raças: E o vira lata?""" Esse tipo de coloração creme na parte superior e mais clara na inferior sempre me atraiu, parece um "cão dingo". Sei que muitos tipos de cruzamentos podem originar cães assim, porém deve ter alguma mistura mais comum nesse sentido.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...