Mitos caninos - Parte 2


“Ossos são sempre bons para o cão.”
Não faltam histórias em quadrinhos e desenhos animados em que o melhor tesouro do cão é seu osso. Na vida real, tudo bem o bicho roer ossões grandes, de preferência com tutano, já que muitos cães gostam de ficar mordiscando coisas e todos precisam se alimentar. Mas nada de ossos pequenos – basta lembrar da atenção que devemos dar a crianças humanas que não devem ser deixadas com “partes pequenas que podem ser engolidas”. Ossos cozidos também são problema, pois podem se romper e formar rebarbas perigosas. Sem falar que o cão tem tanta necessidadade de higiene bucal quanto o ser humano. Para o cão se divertir sem riscos, ossos de borracha e náilon são ideais.

“Se você mexer na comida do cão enquanto ele estiver comendo, ele te morde.”
Se o cão ataca quem mexe, acidentalmente ou não, na comida dele, inclusive os donos, sejam adultos ou crianças pequenas, o problema está na socialização – ou falta dela. Sempre comparo cães a crianças pequenas, e me lembrei daqueles pais sempre ocupados e pouco presentes, que “têm uma ligeira ideia de umas pessoas pequenininhas que andam pela casa”. Do mesmo modo, não basta encher a gamela de comida, dizer “oi” e “tchau” e pronto. O cão tem que entender que, mais que donos, você e seus filhos são amigos dele, não inimigos que querem roubar-lhe a comida. Ele precisa até ficar contente quando os donos, sejam de que idade forem, vêm mexer em seu prato, porque sabe que vai ganhar carinho ou um petisco. O ideal é começar a alimentar o peludo dando-lhe comida na palma da mão, e depois, a cada vez que lhe servir comida (servir mesmo, não simplesmente jogá-la como aqueles restaurantes que fazem por merecer que tanta gente reclame nos jornais), mexa na gamela, começando por uma mexidinha e, com o tempo, enfiando a mão na comida mesmo. Daí que, se alguém chutar sem querer o prato ou uma criança bulir na comida, ele não se sentirá ameaçado.


“Cães e gatos são inimigos.”
Isso virou até símile, “brigar como cão e gato”. Na verdade, depende do temperamento de cada cão e gato; o que não falta são gatos que não se dão bem nem com outros gatos e cães que vivem às turras até com outros cães. Depende também da socialização: também não faltam caninos e felinos que só faltam se dar as patas e sair pelo mundo cantando “Amigos Para Siempre”.

“Cães precisam de quintal.”
É claro que ninguém gosta de viver sufocado e confinado em “apertamento”. Mas pode reparar: dê a seus cães um quintal do tamanho de um campo de futebol, e a maior parte do tempo eles vão ficar à porta esperando a hora de entrar em casa. No fundo, muita gente quer um quintal não para o cão ter seu próprio espaço e se divertir, mas sim para ele ficar lá fora e deixar o dono em paz. Como não dizia aquela canção: cachorro não quer só comida, cachorro quer comida, diversão e fazer arte, cachorro quer saída para qualquer parte (desde que com saquinho e coleira, claro) – e diversão é solução pro cão. Mais que ficarem confinados em casa e quintal, cães querem brincar, correr, se exercitar e se divertir na companhia dos donos. Afinal de contas, seres caninos são como humanos: ambos são bichos de matilha e, embora nem sempre pareça, gostam de vida social, inclusive com “cães” esquisitos que andam em duas patas e falam uma língua complicada e incompreensível.



“Cães só abanam a cauda quando estão felizes.”
Tem até a piada do cara que manda cortar bem rente a cauda de seu cão porque “minha sogra vem nos visitar e não quero nenhuma manifestação de alegria nesta casa”. Mas o cão abana a cauda devido a diversos estados de excitação, ansiedade ou mesmo agressividade. De modo geral, cauda abanando erguida a 90 graus significa que o bicho está agressivo; a cauda baixa mostra que o cão está agressivo porém desconfiado e na defensiva; e a cauda praticamente na horizontal é convite para brincar. Convém lembrar que a linguagem corporal dos cães, embora mais simples que nossa linguagem falada, não é tão simples quanto parece; o cão pode querer dizer uma porção de coisas não só pela cauda, mas também pelas orelhas, olhar, posição da cabeça e outros detalhes. Na dúvida, antes de se aproximar de um cão estranho, converse com o dono!




Retirado de: http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/caninos/os-grandes-mitos-caninos/

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Já me tornei uma seguidora! Um abraço, Natalia

    ResponderExcluir
  2. Minha filhote está com 4 caninos em baixo é normal?
    os novos estão nascendo e os velhos ainda não caira estou preocupada!

    ResponderExcluir
  3. Calma, se achar que ela está com dor, leve ao veterinário, ta?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...