Mitos caninos - Parte 3


“Cães farejadores de drogas são viciados nelas para as detectarem.”
O treinamento de caninos policiais para reconhecimento de determinadas substâncias é essencialmente o mesmo dado a seres humanos, policiais ou não, que aprendem a detectar a presença ou consumo de drogas por indícios como cheiros ou mudanças de comportamento; ninguém precisa se transformar em ávido consumidor. O treinamento do cão para rastrear drogas é fazê-lo associar o aroma delas a alguma coisa boa, como um brinquedo, afago ou petisco, premiando-o quando tem êxito na busca.



“Cão macho é melhor para ser guarda que a fêmea.”
Muitos pensam assim devido ao macho ser mais agressivo. Mas o que define um bom guarda, canino ou humano, não é a agressividade e sim a verdadeira coragem; não confundir com aquela “coragem” que nasce do susto e do medo. E valentia muitas fêmeas têm de sobra.
Obviamente, alguns caninos, machos ou fêmeas, têm temperamento mais adequado à guarda que outros. Outro detalhe: muitos cães machos de guarda podem ser tapeados se o terreno vigiado for “invadido” por uma Mata Hari peluda no cio ou mesmo um pedaço de tecido com o mesmo aroma; a tendência será o instinto de reprodução uivar mais alto e o bonitão abandonar a guarda, indo atrás da fêmea ou de seu cheiro.
As fêmeas costumam guardar as pessoas; os machos guardam o território. Tal diferença provavelmente se dá devido à sua vida selvagem, onde os machos cuidam do território, e as fêmeas dos filhotes e membros mais fracos da matilha.”

“Os melhores cães de guarda são os mais agressivos.”
Acabamos de ver que agressividade só não é nada suficiente; o canino precisa ser socializado e adestrado para distinguir amigos de inimigos e não sair atacando e mordendo quem não deve.


“Gatos são mais espertos que cães.”
Depende do que se considera “esperteza”. O gato pode ser mais auto-suficiente, mas o cão é muito melhor (ou pelo menos demonstra mais disposição) para aprender comandos.

“Cão deve ser treinado por um profissional.”
Equivale a dizer que crianças devem ser criadas por babás e não por pai e mãe. Não falamos há pouco em pais e mães presentes? Pois bem, se você deixar outra pessoa educar seu cão, é a ela que ele vai acabar obedecendo!

“Se o cão fizer cocô onde não deve, esfregar seu focinho nas fezes o ensinará a não fazer isso nesse local.”
O resultado será que o canino adquirirá a habilidade de fazer cocô no local proibido logo que você virar as costas.




Não se pode ensinar truques novos a cão velho.”
É claro que, tal como os humanos, o cão mais idoso pode apresentar uma ranhetice ou outra e já ser bastante metódico e sistemático, mas nem por isso vai deixar de aprender novidades com um pouco de esforço e paciência do dono e/ou treinador – sem falar que muitas vezes o canino muda de dono já com certa idade precisa conciliar o que já sabia com o que precisa assimilar.





Fonte: http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/caninos/os-grandes-mitos-caninos/

3 comentários:

  1. Olá ,meu nome é Daniella ,estou pesquisando sobre os cães pois quero um para minha familia ,amei o seu blog ,vc está de parabéns ,ja tirei varias duvidas ,e me informei sobre algumas coriosidades , obrigada .
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. entao é melhor colocar um macho e uma femea de guarda assim o macho protege a casa e a femea protege a familia!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...