Cães que salvam vidas - Parte 5

Cães de busca e resgate em ação


Foto cedida Busca e Resgate 911BC K9
Uma equipe de busca e resgate trabalhando em local de desastre urbano
As equipes de busca e resgate estão a postos 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. Os cães geralmente acompanham seus treinadores no trabalho e nas folgas no caso de uma chamada das autoridades legais. Normalmente, uma unidade da polícia alerta uma organização de cães de busca e resgate e a organização alerta os membros de sua equipe. O caso pode ser o de uma criança desaparecida, um grupo de praticantes de caminhada que nunca chegou ao seu local de acampamento, um prédio bombardeado, um terremoto, um fugitivo ou uma nova pista de um crime que coloca o corpo de uma vítima em um lago particular.

Depois de alertados por uma chamada, a equipe de cão/treinador carrega seu equipamento, o que pode incluir muitos acessórios para climas severos, cordas e amarras, rádios, bússolas, mapas, alimento, água e outras coisas úteis em uma busca. Se a chamada é para uma busca em avalanche, o transporte pode envolver um helicóptero. Se for uma busca em área ampla e desocupada, a equipe geralmente se dirige até o local com automóveis e depois caminha ou chega de rappel até a área de busca. Se a busca for por uma vítima de afogamento, o treinador e o cão chegam de barco até a área.

Uma vez no cenário da busca, a obediência do cão é totalmente testada. As distrações estão em toda parte: pessoas e cães procurando, membros da família histéricos, repórteres, holofotes, megafones. O líder da unidade de busca e resgate está no comando, informando a autoridade legal ou a autoridade da busca no cenário. Em uma busca longa, um grupo de busca e resgate estabelece um acampamento-base completo com comunicações de rádio, áreas de descanso e conselheiros de busca. O líder da busca e resgate indica a cada equipe de cão/treinador um local para ser vasculhado. Se o cão mostrar interesse por um local particular mas não der um alerta completo, o treinador anota a localização. Se o cão der um alerta completo, todos se mobilizam.

Em uma busca na água, os mergulhadores caem na água. Em uma busca de avalanche, todas as mãos disponíveis cavam na neve. Em uma busca em área ampla e desabitada, as pessoas podem trabalhar para retirar as pedras do caminho de uma abertura de caverna para encontrar o que pode ser uma pessoa praticante de caminhada desaparecida. Enquanto isso está acontecendo ou imediatamente depois, o cão e seu treinador se afastam um pouco e brincam de cabo-de-guerra (ou a recompensa da preferência do cão) para que o cão saiba que ele ganhou o jogo.


Foto cedida Equipe de Busca e Resgate Isle of Man
Um treinador recompensa seu cão pela boa descoberta

Mesmo se a pessoa desaparecida é encontrada morta, e a família está presente, o treinador discretamente brinca com o cão. Enquanto a busca e resgate permanecer um jogo, o cão fará o seu trabalho alegremente até seu treinador decidir que é hora de sua aposentadoria.


Aposentadoria

Normalmente, um cão se aposenta quando não consegue mais lidar com os rigores físicos do trabalho. Charles Melvin, líder da Equipe de Busca e Resgate K-9, informa que os cães de sua equipe geralmente se aposentam quando atingem 8 a 10 anos de idade. Em "The Art of Heroism" (A Arte do Heroísmo), Anthony Fernandez, que serve com o seu cão Aspen no Departamento de Resgate de Incêndio do Condado de Metropolitan Dade, explica que "a busca e resgate é um jogo para cães jovens. Ele pode ser estressante". O trabalho em desastre urbano em particular é difícil tanto para o cão quanto para o treinador. Alguns cães de busca e resgate se aposentaram mais cedo após o ataque ao World Trade Center devido ao estresse extremo e a problemas de saúde oriundos das buscas no Marco Zero. Um cão pode se aposentar do trabalho de busca em desastres e passar para uma especialidade mais tranqüila como a busca em áreas amplas e desabitadas, ou ele pode se aposentar integralmente.

Quando um cão de busca e resgate se aposenta, ele geralmente usufrui de sua aposentadoria com o seu treinador. Se o treinador não pode mais cuidar dele, existem organizações que encontram novos lares adotivos para os cães de busca aposentados. Em ambos os casos, o cão desfruta de uma vida de diversão, jogos e lazer, uma recompensa muito merecida para uma carreira de diversão, jogos e serviço.

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/caes-de-resgate6.htm


E chega ao fim série sobre cães que salvam vidas! No próximo post, mais informações interessantes, não deixe de acessar!

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu me chamo Tiago Dias e sou o dono administrador do Blog ATI&D – (Alta Tecnologia, Informação & Diversão) - http://www.siteatied.blogspot.com/ - e eu estava navegando pela internet quando encontrei o seu blog e percebi que ele é bem estruturado, qualificado e aborda um assunto interessante. Isso me levou ao interesse de criar uma parceria entre o Blog ATI&D e o seu blog para a Troca de Links, que irá beneficiar a ambos, pois o Blog ATI&D possui PageRank 4. Desta maneira estaremos melhorando o nosso status perante os mecanismos e motores de busca que nos enviarão mais visitas aumentando assim a nossa possibilidade de aumentar o nosso PageRank.

    Caso você esteja interessado em realizar uma parceria para Troca de Links com o Blog ATI&D, então adicione um Link do Blog ATI&D em um local “fixo” na página inicial do seu blog e me envie um e-mail como resposta com o endereço do seu blog. Em seguida irei adicionar um Link do seu blog na página inicial do Blog ATI&D concretizando assim a nossa parceria.

    Também gostaria de ver a possibilidade de fechar com os seus outros blogs também.

    Grato.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...