A cauda abanando é sinal de alegria mesmo?





Uma cauda balançando não significa necessariamente que o cão é amigável. Os cães expressam várias coisas com a cauda: pode estar feliz, confiante ou interessado, mas também pode estar assustado, confuso ou pronto para brigar. 




Nesta seção, vamos dizer como entender a linguagem corporal do cão. Se você tiver essa habilidade, a comunicação com seu cão será muito mais fácil. E isso, por sua vez, fará o treinamento muito mais fácil também.

Quando você vê um cão com a cauda balançando ampla e rapidamente, a mensagem quase sempre é: "Estou feliz por ver você!" Esse é um cão feliz e animado. Por outro lado, um cão balançando a cauda de maneira solta, mas na horizontal, pode estar querendo saber um pouco mais sobre você. Ele pode não recebê-lo de maneira amistosa, mas não irá desafiá-lo. A mesma coisa acontece com um cão balançando a cauda devagar. Ele ainda está querendo saber se você é amigo ou não. Preste atenção, porém, se o cão está com a cauda eriçada ou levantada, balançando rápido. Esse cão pode estar agitado ou agressivo.

A posição da cauda de um cão diz muito sobre ele também. Se a cauda estiver ereta ele é confiante, se estiver no meio das pernas é o oposto. Não importa se ele esteja se comunicando com você ou com outro cão, a mensagem é a mesma: "Eu desisto". Já um cão relaxado pode manter a cauda baixa, mas não entre as pernas.

Os cães se comunicam com as duas extremidades do corpo. Uma levantada na cabeça ou uma mexida nas orelhas significa interesse, alerta e às vezes medo. Quando ele vê ou ouve algo novo ou interessante, as orelhas ficam levantadas ou para frente. Como a audição canina é muito aguçada, seu cão sabe da chegada de um carro ou de uma pessoa muito antes de você. Isso é o que faz o cão ser um ótimo sistema de alarme.

O cão está com a cabeça baixa e as orelhas para trás? Então está com medo ou mostrando submissão. Às vezes, o pêlo do pescoço e das costas também ficam eriçados. Seja muito cuidadoso ao abordar um cão que mostra estes sinais. Ele pode ser tímido ou envergonhado, mas se sentir que está acuado, pode atacar em auto-defesa.

O instinto de um cão faz com que ele preste muita atenção a tudo que acontece ao seu redor. Você pode não perceber, mas seu cão vê e ouve você o tempo todo, e por isso ele conhece os seus padrões de comportamento. Às vezes ele parece poder ler seus pensamentos, mas a habilidade de prever o que você vai fazer é, na verdade, fruto da capacidade de observação do seu cão.

Observe a expressão facial do seu cão para saber como ele está se sentindo. Você pode até pegá-lo rindo, puxando os cantos da boca para mostrar os dentes. Não confunda essa expressão com um rosnado, quando o cão levanta o lábio superior para mostrar os dentes. Um rosnado é um sinal de ameaça, mas os cães provavelmente sorriem pelo mesmo motivo que nós: para mostrar que não representam perigo.

Às vezes, um cão usa seu corpo inteiro para passar uma mensagem: rolar com a barriga para cima, expondo o pescoço e genitais, significa: "Você é o chefe". Um cão também pode urinar para mostrar sua submissão a você; uma saudação canina clássica para convidar para um brincadeira é se abaixar sobre as patas dianteiras, com o posterior erguido e a cauda balançando; ele pode até mesmo bater com as patas no chão ou latir na tentativa de chamar sua atenção ou a de outro cão para ir brincar com ele.


Retirado de:http://casa.hsw.uol.com.br/como-treinar-um-cao1.htm

Um comentário:

  1. Boa tarde! tenho um cão vira lata raciado com pit bull, quando me deram, ele tinha pouco mais de um mês de vida, criei ele na mamadeira é meu xodó. Hoje ele está com 2 anos, e nos últimos 5 dias tenho percebido que ele está estranho me olhando diferente e até rosnou para mim, não diretamente, ele me olha da as costas e sai rosnando. Estou preocupada ele não balança o rapo como antes e fica todo o tempo dentro da casinha, não sei se é por que estou gravida e ele não está mais me conhecendo, gostaria de uma opinião para que eu tome alguma providencia se necessário e sinceramente estou com medo do meu próprio cachorro que criei como um bebê.
    Se possível me envie uma opinião sobre o assunto.
    Desde já
    Grata,
    meu e-mail: talitatsl@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...