Quando você percebe que está perdido, já passou pela mesma árvore três vezes e percebe que o pôr do sol ocorrerá em 20 minutos, um cão querendo brincar de cabo-de-guerra pode ser a sua melhor opção para voltar para casa. Os cães de busca e resgate são inteligentes, ágeis e obedientes, mas seu grande "interesse em brincar" é o que os impulsiona a procurar por uma pessoa desaparecida, descer íngremes paredões de rocha e grutas que fariam uma pessoa claustrofóbica sair correndo gritando.
Foto cedida
Equipe de Busca e Resgate K9
Basicamente, a tarefa de um cão de busca e resgate é descobrir a origem do cheiro de um ser humano e informar ao treinador onde ele está. Nesta série de postagens, vamos conhecer o que os cães de busca e resgate fazem e como eles fazem, veremos o que está envolvido no treinamento desses cães e descobriremos como é uma verdadeira missão de busca e resgate.
Os especialistas estimam que um único cão de busca e resgate pode realizar o trabalho de busca de 20 a 30 seres humanos. Também não se trata apenas de cheiros: a audição superior e a visão noturna dos cães também contam. O tempo sempre é um problema quando se trata de busca e resgate. Em uma situação de avalanche, por exemplo, cerca de 90% das vítimas continuam vivas 15 minutos após o soterramento, mas 35 minutos após o acidente somente 30% delas sobrevive. Apesar da maioria das vítimas de avalanche não sobreviver, suas chances aumentam quando a busca é realizada por cães. Mesmo em casos nos quais as vítimas supostamente estão mortas, os cães são bens inestimáveis: eles localizam os corpos para que os membros das famílias possam dar a seus entes queridos um enterro adequado.
Os cães de busca e resgate podem fazer coisas incríveis, incluindo descer desfiladeiros com seus treinadores, localizar uma pessoa dentro de um raio de 500 metros, encontrar um corpo sob a água, subir escadas e andar por uma viga instável em um prédio desmoronado, mas tudo isso com um único objetivo: encontrar cheiro de ser humano. Esse cheiro pode ser de uma pessoa viva, de um corpo, um dente humano ou uma peça de roupa. Os cães de busca e resgate localizam pessoas desaparecidas, buscam sobreviventes e corpos em áreas de desastres e localizam evidências em cenas de crimes, tudo isso se concentrando no cheiro de um ser humano.
Foto cedida FEMA, fotografia de Andrea Booher Um membro da Força-Tarefa Francesa de Busca e Resgate Urbano trabalha com seu cão para localizar vítimas no local do desabamento do World Trade Center |
Para as pessoas, isso pode parecer uma tarefa difícil. Mas para os cães, cujo sentido do olfato é cerca de 40 vezes mais aguçado do que o de uma pessoa, isso é bem fácil. Para um cão, o cheiro de um ser humano é tão forte e distinto quanto o cheiro de um bolo de chocolate recém-assado é para uma pessoa. O corpo humano apresenta um cheiro característico: a pele constantemente solta células mortas chamadas cavéolas, que contém bactérias e exalam esse odor. Ainda que seja impossível saber ao certo, a maioria dos especialistas acredita que os cães de busca e resgate sentem o cheiro dessas cavéolas que formam um "cone olfativo" que o cão pode apontar facilmente durante uma busca. As células da pele das pessoas exalam um odor único, o que possibilita ao cão cheirar uma peça de roupa e procurar especificamente a última pessoa que a vestiu.
Foto cedida Rural Responder Inc. O pastor alemão é uma raça popular de busca e resgate |
Os cães de busca e resgate precisam ser grandes o suficiente para andar sobre terrenos traiçoeiros e retirar escombros do caminho, mas pequenos o suficiente para ser transportados facilmente. De fato, atualmente você não encontra muitos cães de busca da raça São Bernardo porque eles podem ser inconvenientes.
O Pastor Alemão é uma raça de cão de busca e resgate popular: geralmente são inteligentes, ágeis e obedientes e sua pelagem com duas camadas serve de isolamento em condições climáticas severas.
Cães de caça e pastoreio como os Labradores, Golden Retrievers e Border Collies também tendem a ser bons no trabalho de busca e resgate devido a seu impulso caçador muito forte.
Muitas pessoas consideram os Bloodhounds a melhor raça para rastreamento: suas orelhas gigantes e dobras faciais servem para coletar e concentrar partículas de cheiro em suas narinas, o que torna seu olfato extremamente aguçado e discernente. Um Bloodhound pode identificar uma trilha semanas após outras raças não terem conseguido.
Isso nos leva a uma distinção entre os tipos de cães de busca e resgate: alguns cães seguem, enquanto outros buscam.
Continua...
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/caes-de-resgate.htm
Muito legal a matéria! Parabéns!!! Bj, Nati
ResponderExcluir=D
ResponderExcluirolha Sara gostaria de saber se vc nao quer dar um olhada no meu blog!!
ResponderExcluiré parecido com o seu só que tem sobre cães,gatos,coelhos e passaros!!
porfavor me responda!!
desde ja agradeço Ana Laura!!
Linda matéria!!!!
ResponderExcluir