Especialidades dos cães de busca e resgate

Nem todos os cães de busca e resgate realizam o mesmo tipo de busca. Alguns são cães de rastreamento (ou trilha) e outros são cães farejadores (ou busca). Os tipos se sobrepõem, mas a distinção entre os dois orienta o processo de treinamento e como o cão participa em missões. Os cães rastreadores trabalham com seu focinho no solo. Eles seguem uma trilha de cheiro humano em qualquer tipo de terreno. Esses cães não buscam, eles seguem: os cães rastreadores precisam de um ponto inicial, um item com o cheiro da pessoa com o qual trabalhar e uma trilha não-contaminada.


Foto cedida CCSAR
Os cães rastreadores são mais úteis para buscas em locais amplos e desabitados

No caso de rastreamento, o tempo é um problema. Se uma criança desaparece do pátio da escola ou um prisioneiro escapa da prisão, um cão rastreador pode ser chamado para seguir o cheiro da pessoa imediatamente após o desaparecimento, antes que outros grupos de busca e equipes policiais contaminem a trilha de cheiro.

Os cães farejadores, por outro lado, trabalham com seus focinhos no ar. Eles captam o cheiro humano em qualquer local nas redondezas: eles não precisam de um ponto inicial "visto pela última vez", um item com o qual trabalhar ou uma trilha de cheiro, e o tempo não é um problema. Enquanto os cães rastreadores seguem uma trilha de cheiro particular, os cães farejadores captam um cheiro transportado nas correntes de ar e buscam sua origem: o ponto de sua maior concentração.


Foto cedida CCSAR
Os cães farejadores captam o cheiro humano transportado em correntes de ar

Os cães farejadores podem ser chamados para encontrar um praticante de caminhadas desaparecido que esteja "em algum lugar de um parque nacional", uma vítima de avalanche que esteja 4,5 metros abaixo da neve ou uma pessoa soterrada sob os escombros de um edifício. Os cães farejadores podem se especializar em um tipo particular de busca, como:

  • cadáver - os cães procuram especificamente pelo cheiro de restos humanos, detectando o odor dos gases de decomposição do corpo humano, além do cheiro das cavéolas. Os cães farejadores de cadáveres podem encontrar algo tão pequeno quanto um dente humano ou uma única gota de sangue;
  • água - os cães buscam por vítimas de naufrágios. Quando um corpo está sob a água, as partículas da pele e os gases sobem à superfície, assim, os cães podem sentir o cheiro de um corpo mesmo quando ele está completamente imerso. Devido ao movimento das correntes de água, os cães raramente podem apontar a localização exata de um corpo. Geralmente mais de uma equipe de cães de busca e resgate vasculham a área de interesse, e os mergulhadores usam o ponto de alerta do cão, juntamente com a análise da corrente da água, para estimar o local mais provável do corpo;


    Foto cedida CCSAR

  • avalanche - os cães buscam pelo cheiro de seres humanos soterrados até 4,5 metros abaixo da neve;


    Foto cedida Busca e Resgate 911BC K9

  • desastre urbano - a especialidade mais difícil da busca e resgate: os cães que trabalham com desastres urbanos buscam por sobreviventes humanos em escombros de edifícios. Eles devem percorrer terrenos instáveis e perigosos;


    Foto cedida FEMA, fotografia de Andrea Booher
    Buscando por sobreviventes nos destroços do World Trade Center

  • áreas amplas e desabitadas - os cães buscam pelo cheiro humano em amplas áreas desabitadas;
  • evidência/item - os cães buscam por itens que carreguem o cheiro humano.
Os cães que buscam por cadáveres e os que buscam em água são os únicos tipos especificamente treinados para farejar restos humanos, ainda que todos os cães de busca e resgate sejam capazes de dar o alerta sobre restos humanos caso os encontrem. Em grandes desastres, como o ataque com bomba na Cidade de Oklahoma, em 1995, o desmoronamento do World Trade Center, em 2001, e o terremoto no Paquistão, em 2005, cães farejadores de todas as áreas de especialidade ajudaram na busca por sobreviventes. De fato, isso gerou problemas para alguns deles porque os cães de busca e resgate treinados para localizar pessoas vivas podem se desencorajar quando encontram apenas corpos. Os cães entendem que encontrar pessoas vivas é preferível, em parte devido a seu treinamento, em parte devido às reações de seus treinadores e em parte porque as pessoas vivas geralmente podem dar uma retribuição de alguma forma (e os cães buscam por recompensas). Na Cidade de Oklahoma e no Marco Zero, os treinadores e bombeiros escondiam no entulho uma pessoa viva para que os cães a encontrassem, se sentissem bem sucedidos e recebessem sua recompensa.

Em desastres urbanos, nos quais as pessoas estão presas sob pilhas de escombros, a força de um cão, sua confiança e agilidade são fatores-chave. Porém, mais importante que isso é a obediência: um cão fora de controle é um estorvo em situações de busca. É aqui que os padrões de busca e resgate entram.



Continua...



Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/caes-de-resgate2.htm