Por que os cães latem e o lobos não?


cachorro

Nós nos acostumamos a ouvir os cães latindo, seja para brincar, chamar atenção ou fazer charme por um pedaço do almoço, mas nem paramos para pensar de onde veio o latido e o que ele significa.

Surpreendentemente, os lobos praticamente não latem. De todas as vocalizações deles – entre ganidos, uivos, rosnados – o latido representa meros 2%. E ele é pouco variável e observado principalmente em filhotes quando estão brincando.

cachorro


Isso leva à teoria de que os cachorros desenvolveram o latido por um único propósito: se comunicar conosco, seus humanos. Uma outra teoria, que pode ser complementar à primeira, é de que o latido persista na idade adulta dos cães porque eles se tornam “eternos-filhotes” sob nossos cuidados.

Aparentemente, os mais de 30 mil anos que passaram conosco moldaram a forma de comunicação dos cães e, ao que tudo indica, nós entendemos o que eles estão dizendo. Um estudo da Universidade Eötvös Loránd, Hungria, mostrou que as pessoas conseguem interpretar corretamente o motivo dos latidos de cães na maior parte das vezes.

cachorro

Segundo o estudo, sabemos distinguir latidos de agressividade, medo, brincadeira, alegria e desespero por causa timbre, tom e intervalo entre latidos. Um cachorro irritado com o carteiro, por exemplo, vai latir quase que ininterruptamente; enquanto um cachorro brincando no parque vai emitir um latido agudo e espaçado.


Curiosamente, enquanto algumas raças latem para praticamente tudo, outras, inclusive as mais antigas e mais próximas do lobo, preferem outras formas de se comunicar. O Husky, por exemplo, costuma mais uivar e “falar” imitando o som da nossa voz do que latir efetivamente.

Veja a seguir os cães que latem mais e os que latem menos:

As 5 raças de cães que latem menos:

1 – Dog Alemão

cachorro

2 – Terra Nova

cachorro

3 – Cão de Montanha dos Pirineus

cachorro

4 – Galguinho Italiano


meucaomeuamigo


5 – Whippet

cachorro


As 5 raças de cães que latem mais:


1- Yorkshire

cachorro

2- Cairn

cachorro


3- West Highland

cachorro

4- Poodle

cachorro


5- Chihuahua

cachorro



Fonte: http://gatinhobranco.com/?p=1866

Um comentário:

  1. minha filhotinha de dogue alemão até que late bastante! Mas estamos educando pra ela só latir quando necessário rsrs
    gostei muito do blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...