Cães que não provocam alergia



Muitas pessoas optam por não ter um cão em casa, porque podem causar ou agravar alergias. Não existe uma raça hipoalergênica, mas listei aqui algumas raças que que podem conviver com pessoas alérgicas tranquilamente.


Ao contrário do que as pessoas pensam, não é o pelo que causa alergia, mas a descamação das células da pele, a saliva e o suor. Os cães mais peludos tendem a acumular mais poeira nos pelos, por isso acabam sendo menos indicados para quem sofre de alergia.


Para escolher um cão que ofereça menos perigo aos alérgicos, deve-se observar a frequêcia de troca de pelagem do cão. Quanto maior a frequência de troca, melhor para o alérgico.


A lista a seguir foi elaborada pela Revista Época, de onde eu tirei também as informações acima:

Bedlington terrier: Originário da Inglaterra, pode medir de 33 a 43 centímetros. É obediente e um ótimo cão de companhia. Por conta da pelagem, normalmente é descrito como parecida com a de ovelhas.



Bichon frisé: Natural da França, possui uma pelagem branca crespa parecida com a do poodle e sua altura varia entre 20 e 30 centímetros. Foi muito popular entre a nobreza, principalmente a italiana.


Cão d'água português: A raça escolhida pela família Obama é forte e esportiva. Com altura variando entre 40 e 56 centímetros, a raça foi usada por portugueses como cachorro de pesca. Hoje, não é uma raça muito disseminada.


Cristado chinês: Apesar do chinês no nome a origem dessa raça é incerta. Animais muito parecidos são encontrados também no Peru e no México. Já foi usado como caçador de ratos em navios e sua altura varia entre 23 e 33 centímetros. O cachorro Elwood, eleito o cão mais feio do mundo, nasceu de uma mistura de cristado chinês com chiuaua.




Kerry blue terrier: Esse terrier irlandês tem como principais características físicas a pelagem azul e a cabeça quadrada. É famosa também a tosagem que lhe deixa com uma "barba" azulada. Mede entre 44 e 50 centímetros e, como outros terriers, precisa de exercícios diários.





Maltês: Da mesma família do bichon frisé, tem pelos longos e sedosos e é um pouco menor que seus primos crespos: seu tamanho varia entre 20 e 25 centímetros. É uma raça antiga e ao longo da história esteve ligada à nobreza, desde o império romano, e foi criada por rainhas famosas como Maria Antonieta, da França, e Vitória, da Inglaterra.



Schnauzer: Existem três tipo de schnauzer, o mais antigo é o standard (45 a 50 centímetros), a partir do qual foram desenvolvidos o schnauzer anão (30 a 35 centímetros) e o schnauzer gigante ( 60 a 70 centímetros). Essa raça alemã é muito inteligente e as três divisões são tidas como hipoalergênicas.



Soft coated wheaten terrier: É um terrier irlandês de pelo macio cor de trigo (de onde vem o nome "soft coated", que pode ser traduzido literalmente como "revestimento macio"), com um porte médio (40 a 48 centímetro) e robusto. Como a maioria dos terriers, precisa de espaço e exercícios diários.



Spaniel d´água irlandês: Muito usado para a caça de patos e outras aves aquáticas, essa raça atingiu seu ápice de populariedade no período entre-guerras e quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial. Sua altura varia entre 50 e 60 centímetros e seu porte é robusto.




Pelado mexicano: Essa raça, de mais de 3 mil anos de existência, é natural da América Central e hoje é considerado o cão nacional do México. Na mitologia dos astecas, esses animais, conhecidos como xoloitzcuintli, eram os responsáveis por conduzir seus donos ao mundo dos espíritos. Os animais medem de 28 a 31 centímetros.








13 comentários:

  1. AH isso é.. eu sou 100% alergica e nao to nem aí pra ela se eu nao puder ter um cachorrinho. Tive uma Teckel que me dava alergia que eu chegava a ficar toda empolada, mas nao tava nem aí.. fiquei 13 anos com ela até sua morte.. Agora ganhei um Schnauzer, e realmente nao tem nada a ver com pelo... o Barto nunca me deixou alergica.. nem com vontade de espirrar! Raça perfeita!!
    E parabens pela materia, muito util!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, obrigada! Legal seu depoimento sobre o Schnauzer!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. que legal! essa matéria é útil mesmo!!!
    cachorro de pelo duro, ou crespo, ou que não tenha muito subpelo (ou que não tenham pelo), não costumam dar alergias mesmo! muito bom!

    PS - seu blog foi comentado no meu blog de comentários, se quiser, pode pegar o selo lá!
    http://nossoscomentarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Marina! Já peguei o selo!

    ResponderExcluir
  5. O meu cãoé um pinscher ele provoca alergia?

    ResponderExcluir
  6. O Pincher não costuma provocar alergia não...

    ResponderExcluir
  7. minha filha ganhou um basê têm problema pra rinite alergica?

    ResponderExcluir
  8. Olha, acredito que não, pois ele tem o pelo bem curto...

    ResponderExcluir
  9. amei vou pidir um cachorro de aniversário.sou alergica

    ResponderExcluir
  10. será que um west highland white terrier pode trazer alergia ?

    ResponderExcluir
  11. O basset e cao de caça e tem cheiro caracteristico eu axo que pode provocar alergia.
    Eu sou alergica e quando estou com o pincher da minha cunhada tenho reação

    ResponderExcluir
  12. eu tenho uma cachorrinha ela tem 1 mes e eu 8 anos so que não consigo fica muito tenpo com ela eu tenho alergia esiste um remedio pra a pessoa não fica com alergia do cachorro?

    ResponderExcluir
  13. e os vira-latas??? tem uma frequencia certa de troca de pelos???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...